sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Conheça 6 alimentos tóxicos que podem ser perigosos para a saúde

Existem alguns alimentos que fazem parte da nossa dieta diária e que podem tornar-se perigosos se consumidos em excesso. O perigo de uma intoxicação alimentar aumenta se não tivermos cuidado com as quantidades que comemos de certos alimentos ou com a sua forma de preparação. Na maior parte das vezes, uma intoxicação alimentar apenas provoca um desconforto no estômago mas pode tornar-se grave e até levar à morte.
Conheça de seguida seis alimentos com que precisa de ter alguns cuidados!

Cogumelos

É do conhecimento de todos que os cogumelos são perigosos pelo simples facto de existirem milhares de espécies diferentes, em que algumas são próprias para comer e outras não. Um simples erro de identificação de uma espécie pode levá-lo a ingerir um cogumelo venenoso, por isso opte por cogumelos no supermercado e nunca se aventure a colher cogumelos.


Cajus

Os cajus são na realidade sementes e não um fruto seco. Os cajus crescem no interior do revestimento de uma fruta. Quando compramos cajus no supermercado, na realidade, eles não estão crus como nos levam a acreditar. Quando colocados à venda, os cajus já foram cozidos ou torrados. Se os comêssemos crus, estaríamos a correr um elevado risco, uma vez que os cajus não cozinhados contém urushiol, uma toxina que pode ser letal para o ser humano. É preciso ter cuidado com a ingestão de cajus provenientes de sítios menos fiáveis, pois se estes estiverem mal cozidos podem provocar inflamações, dermatite ou problemas mais graves.

Amêndoas

As amêndoas também são sementes como os cajus. Tal como estes, as amêndoas também requerem um tratamento prévio e não podem ser comidas cruas. A amêndoa amarga é a mais perigosa e que precisa sempre de ser cozinhada antes de ser consumida. Estas amêndoas amargas contém cianeto, um veneno mortal.

Batatas

As batatas contém uma substância venenosa chamada glicoalcalóide. A acumulação desta substância nalgumas batatas é a razão porque estas se tornam esverdeadas. Já houve, no passado, mortes devidas ao envenenamento por batatas. No entanto, hoje isso não acontece. Nalgumas culturas, os caules e folhas da batata são utilizados para fazer chá. Estas estruturas da batata são as mais perigosas e o seu chá pode deixar uma pessoa fraca ou em coma. Evite batatas com olhos esverdeados, rebentos ou peles verdes.

Cerejas

Se alguma vez, depois de comer uma cereja, ficou a roer ou a mastigar o caroço na sua boca, então certamente introduziu cianeto de hidrogênio no seu corpo. Os sintomas de envenenamento por cianeto de hidrogênio são tonturas, dores de cabeça, confusão, ansiedade e vômito. Se ingerir uma dose maior deste veneno pode chegar a ter dificuldade em respirar, aumento da pressão sanguínea ou falha renal. No entanto, para atingir estes níveis seria necessário esmagar por completo e ingerir um ou mais caroços de cereja.

Tomates

Os caules e folhas do tomate contém glicoalcalóide, tal como acontece nas batatas. O tomate em si não contém este veneno, no entanto, algumas pessoas utilizam as folhas do tomate na confecção de comidas. Não há problema em usar as folhas durante o cozinhado se depois forem retiradas antes de servir a refeição. Este químico é um veneno tão poderoso que chega a ser  utilizado como pesticida nalguns países.
Com certeza que não sabia de todas estas informações tão importantes. Divulgue este artigo pelos seus familiares e amigos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário