segunda-feira, 30 de setembro de 2013

50 Dicas para a dor de cabeça e enxaqueca

Quase todos nós já tivemos uma dor de cabeça. Existem dores de cabeça de várias intensidades e durações, sendo algumas inofensivas e outras podem levar à morte.
Saiba algumas dicas para combater as dores de cabeça ou até diagnosticar a sua origem ou sinais de dores de cabeça perigosas.
A maior parte das dores de cabeça são simples contracções musculares ou causadas por tensão. A dor de cabeça pode espalhar-se por toda a zona da cabeça. Pode ainda sentir uma dor quase incapacitante, uma espécie de aperto na cabeça ou até a sensação que vai perder os sentidos. Muitas pessoas queixam-se que sentem como se tivessem algo atado à cabeça.
É sabido que várias pessoas já nascem com uma predisposição para ter dores de cabeça, enquanto outras sentem dores de cabeça somente pelo stress ou preocupações, enquanto outras raramente as sentem.

11 Exercícios musculares para aliviar ou eliminar as dores de cabeça:

Junto a um espelho, eis alguns exercícios que pode realizar:
- Sobrancelhas para cima e para baixo – erga as duas sobrancelhas rapidamente e depois relaxe e deixe-as baixarem.
- Sobrancelha direita para cima e para baixo. Este exercício pode ser difícil de realizar por isso segure a outra sobrancelha enquanto o tenta realizar.
- Sobrancelha esquerda para cima e para baixo.
- Feche ambos os olhos com força e ao mesmo tempo e depois relaxe – faça-o com rapidez, aguente um pouco e depois relaxe.
- Franza muito e relaxe – franza as sobrancelhas na direcção da cana do nariz.
- Boceje bem e depois feche a boca -abra a boca devagar, baixando gradualmente o maxilar até ter a boca aberta. De seguida, feche lentamente.


- Abra a boca e mexa para a esquerda e para a direita – abra ligeiramente a boca e faça deslizar o maxilar da direita para a esquerda e depois da esquerda para a direita.
- Franza o nariz para cima, como se tivesse a cheirar algo.
- Faça caretas – improvise tal como quando era miúdo.
Quando as dores de cabeça significam problemas mais graves:
As dores de cabeça causadas por tensão, que muitas das pessoas costumam ter, são inofensivas. Mas outras vezes, as dores de cabeça podem significar doenças graves. Saiba os sinais de perigo:
- Tem mais de 40 anos e nunca tinha tido dores de cabeça tão persistentes.
- As dores de cabeça atingem pontos diferentes.
- As dores de cabeça são cada vez mais intensas.
- As dores de cabeça são cada vez mais frequentes.
- As dores de cabeça parecem surgir sem razão aparente.
- As dores de cabeça prejudicam o seu dia-a-dia e tem que faltar ao trabalho.
- As dores de cabeça são acompanhadas de tonturas, perturbações da vista ou perda de memória.
- As dores de cabeça coincidem com outras dores ou problemas de saúde.
Se tiver algum destes sintomas, consulte um médico.
As enxaquecas são dores de cabeça mais intensas e duradouras. São mais frequentes nas mulheres, ocupando 70% dos casos em relação aos homens. Geralmente, asenxaquecas provocam uma dor muito forte e latejante, de um dos lados ou em ambos os lados da cabeça (em 40% dos casos). Pode se acompanhar de vómitos, tonturas, náuseas ou até tremores.
Um dos sintomas que avisam a chegada de uma enxaqueca poderá ser a visão distorcida, imagens “flutuantes” ou um braço ou perna dormente.
Estas podem incapacitar completamente uma pessoa, de tal modo que precisem de faltar ao trabalho e deixar de executar as suas tarefas diárias.

E de seguida, aqui ficam mais 38 dicas para as dores de cabeça ou enxaquecas:

Tome poucos comprimidos para as dores de cabeça:

Para quem tem dores de cabeça esporádicas, não abuse nos comprimidos. Uma ou duas aspirina ou qualquer tipo de anti-inflamatório servem perfeitamente para eliminar uma dor de cabeça. Abusar na dosagem só vai piorar a situação!

Tomar imediatamente os comprimidos:

Assim que sinta o início de uma dor de cabeça, não hesite e tome de imediato uma aspirina ou anti-inflamatório, para melhores resultados.

Prevenir as dores de cabeça fazendo exercício físico:

É uma das medidas eficazes para prevenir a dor de cabeça, já que o stress é uma das grandes causas deste tipo de dores e o exercício físico um dos melhores remédios para preveni-lo.

Curar as dores de cabeça fazendo exercício físico:

Para uma leve dor de cabeça, o exercício físico poderá ser o suficiente para acalmar ou mesmo eliminar uma dor de cabeça.

Não fazer exercício físico se:

A dor de cabeça for forte, já que agravaria as dores de cabeça, principalmente se se tratar de uma enxaqueca.

Dormir é um óptimo remédio para as dores:

Dormir é o melhor remédio para quase todas as dores, incluindo as dores de cabeça.

Dormir em excesso pode ser mau para as dores de cabeça:

Deverá evitar dormir em excesso se costuma ter dores de cabeça, já que isso poderá despoletar o início das dores.

Dormir a sesta pode ser bom ou mau:

Poderá eliminar uma dor de cabeça com uma boa sesta, mas poderá chamar uma dor de cabeça caso não a tenha e opte por descansar um pouco.

Dormir correctamente:

A melhor forma para dormir e evitar acordar com uma dor de cabeça é de barriga para cima. Dormir numa posição estranha, principalmente de barriga para baixo, pode ser o suficiente para fazê-lo acordar com uma indesejada dor de cabeça.

Sentar-se correctamente:

Uma boa postura enquanto está sentado e evitar ter a cabeça sempre virada para o mesmo lado, são dicas a seguir para evitar uma dor de cabeça.

O frio pode ajudar:

Colocar algo frio na testa ou no pescoço é algo que faz muitas pessoas se sentirem melhor.

E o calor também pode ajudar:

Outras pessoas preferem um bom duche quente ou sentir calor no pescoço.

Respirar fundo:

Aliviará a tensão na sua cabeça se respirar fundo e estará a fazê-lo correctamente se o seu estômago se movimentar mais do que o seu peito.

Observe o seu corpo:

Dentes ou punhos cerrados e ombros encolhidos poderão ser sinais de alerta para o stress e futuras dores de cabeça.

Aprenda “biofeedback”:

Alguns cursos de “biofeedback” poderão ensinar-lhe novas técnicas de como lidar e aliviar as suas dores de cabeça mais fortes.

Usar as mãos:

O uso da automassagem poderá trazer alívios imediatos. Existem duas zonas principais que o ajudarão a aliviar as suas dores de cabeça, que deve pressionar durante alguns segundos: o músculo das mãos, que se situa entre o indicador e o polegar e a zona inferior à zona óssea na parte de trás do pescoço.

Lenço na cabeça:

É uma técnica antiga, a qual consiste em colocar um lenço ao redor da cabeça, já que este diminui o fluxo de sangue que chega à cabeça e por conseguinte, alivia o latejar e a pressão da enxaqueca.

Rosa na boca:

Não, não é para colocar uma rosa atravessada na boca, mas relaxe e coloque um lápis, sem o morder.

Não usar perfume:

Cheiros intensos, como o perfume, são um potencial iniciador das dores de cabeça.

Fazer amor:

Fazer sexo pode originar dores de cabeça, as chamadas dores de cabeça por esforço. São mais susceptíveis as pessoas que costumam ter enxaquecas.

Sítios tranquilos:

Um sítio calmo e sem barulhos excessivos é o ideal para acalmar ou prevenir as dores de cabeça.

Proteja os olhos:

A luz intensa poderá provocar dores de cabeça. Quando tem a necessidade de semicerrar os olhos, isso causará tensão ocular e vista cansada, provocando, muitas vezes, dores de cabeça. Use óculos escuros no exterior e no interior use óculos com algum grau de escurecimento e faça pausas se trabalha regularmente com um computador.

Cafeína:

Não consumir a dose de cafeína a que está habituado poderá provocar dor de cabeça. Demasiado café também é algo a evitar. Aconselha-se no máximo, dois cafés por dia.

Pastilha elástica:

O movimento repetitivo de mastigar uma pastilha elástica pode comprimir os músculos e originar uma dor de cabeça por tensão.

Sal:

Muitas pessoas ficam com enxaquecas com a ingestão elevada de alimentos salgados.

Refeições a horas:

Refeições atrasadas ou falhadas, poderá provocar dor de cabeça. Uma refeição fora de horas ou falhada causa tensão nos músculos, ficando os vasos sanguíneos do cérebro sobre pressão quando o açúcar presente no sangue desce, por falta de alimento. Quando come novamente, os vasos sanguíneos do cérebro deixam de ser pressionados, podendo causar uma dor de cabeça. Faça refeições pequenas e frequentes.

Alimentos perigosos:

Poderá sentir mais dores de cabeça ao comer certos tipos de alimentos. Deve por isso, verificar quais os que mais o prejudicam.

Bebidas alcoólicas:

A ingestão de bebidas alcoólicas é algo a evitar.

Mostarda e cachorros quentes:

Além de estar a cuidar da sua alimentação estará a evitar uma dor de cabeça, causada pelos nitratos presentes em carnes curadas, que fazem dilatar os vasos sanguíneos.

Comida chinesa:

Muitos dos pratos chineses estão impregnados de glutamato monossódico. Muitas pessoas não absorvem correctamente este nutriente, provocando dores de cabeça.

Chocolate:

A tiramina, presente nos chocolates, pode provocar o início de uma dor de cabeça.

Nozes e queijos curados:

Mais dois alimentos que contém tiramina, indo para a lista dos alimentos a evitar.

Fumar:

Fumar por si poderá provocar dores de cabeça. Fumar enquanto conduz pode duplicar o monóxido de carbono, que tem efeitos negativos no sangue que chega ao cérebro.

Cocktails:

Licores e cocktails poderão conter tiramina, o nutriente presente em muitos alimentos, que podem causar dores de cabeça.

Gelados:

Cuidado a comer gelados. Uma dentada mais forte em algo gelado ou diferenças de temperatura na sua boca, poderão ser suficientes para começar uma dor de cabeça.

Calma e serenidade:

A calma e serenidade são os opostos do stress, sendo por isso, factores a ter em conta.

Relaxar com a mente:

Visualize os músculos tensos do seu pescoço. De seguida, tente relaxá-los com a mente.

Humor:

Ter bom sentido de humor e não estar com má cara, é algo positivo para o corpo e mente.

Altitudes:

Estar em grandes altitudes pode provocar dores de cabeça. Caso vá viajar para algum sítio que esteja a uma grande altitude, aconselha-se uma toma de 3000 a 5000 miligramas de Vitamina C no dia antes e todos os dias da viagem e ainda tomar duas aspirinas por dia, nos mesmos dias que toma a Vitamina C. (Consulte o seu médico para saber se poderá tomar tais doses de vitamina C).

Nenhum comentário:

Postar um comentário