sábado, 23 de novembro de 2013

Implante dentário:tudo que você precisa saber

Tire suas dúvidas sobre implante dentário, entenda porque ele pode te ajudar na recuperação do sorriso e autoestima.
Perder algo é muito ruim mas, quando trata-se da perda de um dente é muito frustante.  O sorriso é nosso cartão de visita, por isso que a perda de um dente mexe com nossas emoções.  Até poucos anos atrás, as soluções eram pontes fixas ou até próteses totais (dentaduras). As explicações para perdas dos dentes também eram vagas. Os diagnósticos mais comuns giravam em torno da periodontite (amolecimento dos dentes), cáries difíceis de serem tratadas e dentes tortos. Com o avanço da odontologia, agora é possível fazer um implante dentário e recompor os espaços na boca de forma mais estética.
O objetivo deste artigo é esclarecer suas dúvidas relacionadas ao implante dentário, demonstrando como ele pode ser importante para mudar a vida de uma pessoa.

O que é implante dentário?

Tecnicamente, implante dentário é uma estrutura de titânio posicionada, através de uma cirurgia, no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir a raiz do dente.  Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o dente.
O implante é uma plataforma estável para o dente artificial porque é integrado ao osso. Quando a prótese é montada sobre o implante não muda de posição na boca e não escorrega durante a fala ou alimentação.
o que é implante dentário

Qualquer pessoa pode fazer um implante dentário?

Para receber um implante, é preciso que a pessoa tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo.
Se  for um fumante em excesso não poderá fazer o implante dentário enquanto estiver nesta condição. Diabéticos devem seguir as orientações médicas.  As pessoas  em tratamento de câncer, hepatite ou osteoporose não  podem submeter à cirurgia para implante dentário.
O planejamento para colocação de implantes envolve uma revisão da história médica e dental do cliente, um exame clínico completo dos tecidos bucais, da confirmação anatômica e da consistência do osso de suporte dos maxilares.
O implante é contra indicado para crianças antes da fase final de crescimento, pessoas com problemas cardíacos de alto risco.

Implante dentário dói?

Dependendo do local onde será necessário o implante, a anestesia local pode ser um pouco dolorida (nada insuportável). A colocação de implantes é SEM dor.  O pós-operatório é tranqüilo, o dentista normalmente recomenda analgésico,antibiótico, anti-inflamatório e repouso absoluto.

Pacientes que não tem osso podem receber implantes?

Podem, mas necessitam de um tratamento prévio. Dependendo da quantidade de perda óssea, a reposição pode ser feita com osso da própria boca. Do contrário, pode ser necessário uma cirurgia (em ambiente hospitalar) para retirada da crista de ilíaco, da calota craniana ou da tíbia.

Se perder o dente e não colocar a prótese, o que acontece?

Naturalmente, os dentes ao lado do espaço vazio irão se mover. Quem não tem dente algum percebe que a estrutura do queixo vai se aproximando do nariz. Na ausência de dentes,  a alimentação tende a ser mais cremosa e calórica.

Qual a taxa de sucesso dos implantes dentários?

Em pacientes normais, o índice de sucesso é de 98%. Não se desespere se acontecer com você, o que acontece com apenas 2% dos casos,  a cirurgia pode ser refeita. Em fumantes ou usuários de bebidas alcoólicas, a taxa de insucesso é de 15%.

Se perder um dente, em quanto tempo posso fazer o implante?

Assim que perder o dente, procure um dentista especializado. Existem clínicas no Brasil que se especializaram em implante dentário. Durante a consulta, o dentista vai solicitar exames para avaliar o local. Caso o paciente não tenha estrutura óssea suficiente para a realização do implante dentário, o que é comum em quem perdeu os dentes há muito tempo. Nesse caso, a solução é um enxerto de osso para preencher o que falta.

É possível fazer o enxerto e o implante na mesma cirurgia?

Em alguns casos SIM. Mas, o dentista deverá avaliar criteriosamente os exames e pode até deixar para tomar a decisão  durante a cirurgia. Se a estrutura óssea estiver muito comprometida, o enxerto será realizado em uma cirurgia e o implante em outra posterior.

O implante e a prótese são colocados no mesmo dia?

Não, nem todas as pessoas podem colocar implantes e dentes no mesmo dia. Somente pacientes que têm quantidade e qualidade suficiente de osso podem fazer tudo no mesmo dia. A dica é, não tenha pressa. Nos implantes convencionais as pessoas esperam em torno de 2 a 3 meses na região inferior e de 4 a 6 meses na região superior. Lembre-se do velho ditado, a pressa é inimiga da perfeição.

Para uma pessoa que não tem nenhum dente, quantas cirurgias são necessárias?

Na parte superior no mínimo 6 e na região inferior no mínimo 2. Essa diferença no número de implantes é pelo motivo de que o osso da mandíbula é mais duro (menos poroso). Já a maxila é um osso mais poroso e por isso a fixação do implante é mais difícil.
Implante dentário superior

Existe possibilidade de rejeição?

Não existe rejeição dos implantes pelo organismo. Os implantes são feito de titânio e esse material é inerte ao osso. Significa que o organismo não percebe que algo foi colocado no osso e por isso tenta fechar o furo feito pela broca para a colocação do implante. Quando o osso preenche esse orifício, ele trava o implante e isso é o que chamamos de osseointegração. Podem ocorrer problemas devido a problemas na cirurgia, no pós-operatório, pela qualidade do osso, mas não por rejeição.

O que causa a perda do dente? 

Na maioria dos casos, cáries. Mas, problemas na gengiva causados pela falta de higienização bucal também levam à perda de dentes.

Como é feito a cirurgia?

  • Baseando-se nos exames, o cirurgião dentista extrai o(s) dente(s) preservando o que resta do osso. Nem sempre a extração acontece no mesmo dia do implante. O dentista pode optar por fazer a extração em um momento e o implante em outro.
  • Na sequência ele parafusa uma peça de titânio, que servirá de pino para a colocação do dente.
  • O próximo passo é colocar um extensor do pino, onde será fixada a coroa, a parte superior do dente.
  • A integração total do pino à arcada dentária leva, em média, seis meses (para os dentes de cima) e quatro meses (para os de baixo).
  • Caso seja necessário fazer o enxerto do osso, o paciente precisará esperar alguns meses até que o corpo se acostume com ele antes de colocar o implante definitivo. Esse período é definido pelo próprio cirurgião dentista.

Quanto custa um implante dentário? 

Para saber o custo de um implante dentário é preciso fazer uma consulta com o dentista para avaliação, pois existem vários tipos de próteses (parcial ou total), com corte ou sem corte. Sendo assim o custo de um implante dentário pode variar de R$ 600 nos casos simples até R$ 8.000 nos casos mais complexos.
O implante dentário pode devolver ao paciente uma condição de vida social excelente, desde transformar o sorriso num cartão de visita até dar condições para comer qualquer alimento sem se preocupar com a movimentação das próteses.
sorriso
Para garantir o sucesso do implante dentário, o paciente necessita pesquisar a fundo as qualificações do profissional que vai intervir nos procedimentos para que ao final de toda reabilitação a pessoa possa tenha um trabalho de validade ilimitada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário